Atenção ao Paciente: Depoimentos

João Paulo Ferraz Sant Anna

Tipo de cirurgia: Sleeve

Cirurgia realizada em 22 de junho de 2015
Paciente com 34 anos
Residente em Porto Alegre

Gostaria primeiramente de agradecer a toda equipe do Citom, desde as meninas da recepção até os profissionais da saúde, que me ajudaram por meio da cirurgia bariátrica (sleeve), e as orientações rigidamente seguidas na parte nutricional e psicológica.
Depois de um tempo de inatividade causada por uma doença ocupacional e quadro depressivo, posteriormente, engordei em cinco anos 55 kg. Em 2009 tinha 80 kg e em 2014 cheguei a pesar mais de 130 kg. Já tinha tentado quase todos métodos para emagrecimento: desde dietas, exercícios físicos, remédios de tarja preta..., mas nada me dava o resultado esperado. A cabeça não conseguia ir além e a saúde também não ajudava, pois adquiri além desses problemas que citei: pressão alta, apneia, refluxo, etc.
Quando meu filho nasceu em 2013, houve uma mudança, pois ele foi o meu grande motivador para eu procurar uma orientação sobre a cirurgia. Por sorte minha tive pessoas que foram sinceras comigo e falaram:
- Você está doente, tem que se tratar e a solução para o seu problema é a cirurgia bariátrica.
Desde então, procurei informação, me aprofundei no assunto para ter um prévio conhecimento de como era o processo, fiz uma pesquisa procurando um profissional conceituado e que me passasse segurança. Foi aí que encontrei o Dr. Renato Souza. Foi uma conversa muito objetiva, já tinha todos exames prontos e a definição da data foi imediata. Fiz mais alguns exames e consultas prévias e em pouco mais de 40 dias realizamos o procedimento.
Os primeiros dois, três meses não foram fáceis, porque o período de adaptação é uma experiência muito difícil, mas com força de vontade e seguindo todas as orientações do CITOM, tudo ocorreu dentro do planejado.
Enfim, se passaram 11 meses e lá se foram 53 kg, sai de uma condição de obeso mórbido com IMC de 45 para uma cara que hoje corre 10 km, se alimenta de maneira correta, pesando 82 kg próximo da meta de 78kg. Sigo com muita cautela, pois o objetivo é emagrecer com saúde e com os exames todos com índices favoráveis.
Pois bem, agradeço de coração a todo o grupo Citom e recomendo a todos.

CALCULE SEU IMC

Para calcular seu IMC, Informe seu peso: e altura:
IMC Classificação
< 18.5 Kg/m² Desnutrição
18.6 a 24.9 Kg/m² Normal
25 a 29.9 Kg/m² Sobrepeso
30 a 34.9 Kg/m² Obesidade grau I
35 a 39.9 Kg/m² Obesidade grau II
> 40 Kg/m² Obesidade grau III

Observação:
É importante consultar um especialista, pois o IMC não analisa as proporções de músculos, gordura, ossos e água no corpo.
Fonte ASBS.