Free cookie consent management tool by TermsFeed | Dr. Renato Souza | Cirurgia da Obesidade | Livros |

DR. RENATO SOUZA LIVROS

Videocirurgia

Videocirurgia

VIDEOCIRURGIA, Editora ARTMED, 2007, foi elaborado com o objetivo de delinear o momento atual da cirurgia minimamente invasiva, bem como provocar a discussão sobre os rumos para os quais os procedimentos cirúrgicos se direcionam. Em todo o mundo, vem ocorrendo um impressionante avanço na propedêutica e no tratamento das diversas entidades nosológicas de tratamento cirúrgico, com vistas à utilização, cada vez maior, da videocirurgia.

Neste livro, são descritas, de forma pormenorizada, as diversas técnicas cirúrgicas, em diferentes especialidade médicas. O livro reuniu diversos co-autores, destacando-se a presença de 11 convidados internacionais. Sção realizadas, também as descrições de modernas técnicas cirúrgicas, especialmente no que se refere aos avanços nas cirurgias digestivas, bariátrica e por meio da robótica.

Este livro destina-se não apenas aos cirurgiões que realizam procedimentos videocirúrgicos, mas interessa, sobremaneira, a todos os médicos, estudantes de Medicina e, em especial, aos que estão em fase de desenvolvimento na arte da cirurgia minimamente invasiva.

Cuidados Pré e Pós Operatórios em Cirurgia da Obesidade

 Cuidados Pré e Pós Operatórios em Cirurgia da Obesidade

CUIDADOS PRÉ E PÓS OPERATÓRIOS EM CIRURGIA DA OBESIDADE, Editora AGE / 2005, foi idealizado com o intuito de contribuir para um maior aperfeiçoamento dos profissionais que se interessam pelo tratamento da Obesidade Mórbida, ou seja a doença Obesidade, que se caracteriza pelo potencial de desenvolver patologias associadas.

Desde o consenso do Instituto de Saúde dos Estados Unidos (National Institute of Health / USA), em 1991, se atribui a Cirurgia Bariátrica os melhores resultados em termos de tratamento da Obesidade Severa. A partir deste conceito, foram desenvolvidos critérios objetivos para indicação cirúrgica na obesidade. Para que o tratamento seja bem sucedido, com efetiva melhora da qualidade de vida dos individuos submetidos a essa terapeutica, se faz necessário acompanhamento pré e pós cirurgia e, por longo prazo, de equipe multidisciplinar. É imprescindível que os pacientes potencialmente candidatos a esse tipo de abordagem médica sejam atendidos por cirurgiões, clínicos, endocrinologistas, anestesistas, psicólogas, nutricionistas e outros especialistas que tenham conhecimento da complexidade da patologia obesidade.

O embasamento deste livro se originou na equipe multiinterdisciplinar do Centro Integrado de Tratamento da Obesidade Mórbida do Hospital Divina Providência de Porto Alegre, o qual é coordenado pelo editor deste livro. Em decorrência da limitada literatura brasileira escrita sobre o assunto, foi idealizada esta obra, escrita de forma ampla sobre a cirurgia bariátrica, contemplando os diversos profissionais atuantes no estor.

O livro aborda aspectos relacionados ao tratamento clínico e cirúrgico da obesidade, enfatizando as indiucações cirúrgicas, técnicas cirúrgicas, avaliações e acompanhamentos pré e pós cirurgia, abordagens e complicações cirúrgicas, atividades de especialistas e atuação da equipe multidisciplinar.

COORDENAÇÃO DR. RENATO SOUZA

Responsável técnico do CITOM - Centro Integrado de Tratamento da Obesidade e da Cirurgia Metabólica do Hospital Divina Providência, é mestre em Cirurgia Geral, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (TCBC), membro qualificado e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica (SOBRACIL), membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e membro da International Federation of Surgery of Obesity (IFSO), já realizou mais de 7.000 cirurgias bariátricas.

SAIBA MAIS

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Na consulta com o cirurgião bariátrico será feita uma avaliação preliminar que poderá definir se existe indicação de cirurgia para o paciente.

Entre em contato conosco e agende sua consulta.

CÁLCULO DO IMC

O Índice de Massa Corporal (IMC) de um paciente é calculado dividindo o seu peso pelo quadrado de sua altura em metros. Um IMC normal ou saudável se estabelece entre 18 e 25. Uma pessoa com IMC maior que 25 é considerada com sobrepeso. Uma vez com IMC de 30, a pessoa é considerada obesa.

A Organização Mundial de Saúde e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica consideram um IMC de 40 ou maior Obesidade Severa, também chamada de Obesidade Mórbida ou Obesidade Clinicamente Grave.

Os indivíduos obesos apresentam um risco aumentado para várias doenças incluindo hipertensão, doenças cardíacas e diabetes. O risco destas doenças se eleva quanto maior for o grau de obesidade.

O número anual de mortes na América do Norte atribuídas a obesidade é entre 280.000 e 325.000. Por causa da obesidade, existe um risco de morte aumentado para 2 a 3 vezes.

OBSERVAÇÃO:

É importante consultar um especialista, pois o IMC não analisa as proporções de músculos, gordura, ossos e água no corpo.
Fonte ASBS.